EDIÇÃO DO JOPAN SE TORNA UMA PODEROSA FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Inédito no município, a competição emocionou e animou a todos


O esporte é uma das mais importantes ferramentas sociais para melhorar o desenvolvimento de um país, pois aproxima as pessoas e promove o exercício não somente do corpo, mas também da mente, para que os praticantes possam alcançar resultados mais expressivos na sua vida profissional, estudantil e social como um todo.

As atividades esportivas regulares proporcionam uma vida mais saudável, além de ser um ótimo instrumento de inclusão social, com o acesso a novos ciclos de amizade e diversão para aqueles em condições mais desfavoráveis.

A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esporte tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.

O caminho do sucesso de um atleta por vezes vai além da superação dos limites físicos. É o caso dos atletas João Paulo, da cidade de Itajubá, e Alberto Dias Valério, de Varginha, praticantes de tênis de mesa, e do atleta Luís Gustavo, jogador de futsal da equipe Nova Estrela, de Campanha.

Esses atletas mostraram na 13ª edição do JOPAN (Jogos do Jornal Panorama), toda sua garra e determinação disputando a etapa em igualdade com os demais atletas e se destacando em cada jogo.

João Paulo e Valério se destacaram no tênis de mesa, chamando a atenção pela habilidade e dedicação mesmo com suas limitações, alcançando o ápice nessa edição do JOPAN em Conceição do Rio Verde.

O atleta Luís Gustavo levantou a torcida presente no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves quando entrou na quadra para disputar a semifinal do futsal sub-15. A sua equipe foi campeã da categoria e os atletas mostraram todo o seu carinho e companheirismo ao atleta que se espelha em grandes craques do futebol para atingir o sucesso e superar todas as barreiras.

"Há homens que lutam por um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são melhores; há outros ainda que lutam por muitos anos e são muito bons; há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são os imprescindíveis." (Bertold Brecht)