HISTÓRIA DO VOLEI DE AREIA


O Vôlei de Areia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos) e no Havaí, na década de 1920. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.

Conhecendo o Vôlei de Areia

O vôlei de areia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).

O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.

Para marcar o ponto a equipe deve fazer a bola passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário.

Federação e Confederação

Internacionalmente, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei de Praia) organiza as competições e eventos de Vôlei de Praia. No Brasil, temos a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

Conquistas recentes do Brasil no Vôlei de Praia

- No Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, realizado em 2011 na cidade de Roma, a dupla Larissa França e Juliana Felisberta foi campeã. Já no masculino, os campeões foram Emanuel Rego e Alison Cerutti.

- Em 2011, a dupla Larissa França e Juliana Felisberta ficou em primeiro lugar no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste mesmo torneio, a dupla masculina Emanuel Rego e Alison Cerutti ganhou o título.

- Em 2013, no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia (realizado na Polônia), os brasileiros Ricardo Santos e Álvaro Filho conquistaram a medalha de prata. Enquanto as brasileiras Bárbara Seixas e Liliane Maestrini ficaram com o bronze.

- Em 2015, no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia (realizado na Holanda), o Brasil obteve o melhor resultado dos últimos anos. A dupla formada por Alison Cerutti e Bruno Schmidt ficou com a medalha de ouro, enquanto a formada por Pedro Solberg e Evandro Gonçalves ficou com o bronze. Na feminino, o Brasil ocupou todos os lugares no pódio: ouro (Bárbara Seixas e Ágatha Bednarczuk), prata (Taiana Lima e Fernanda Berti) e bronze (Maria Elisa e Juliana Silva).

Vôlei de Praia nas Olimpíadas

O Brasil pode ser considerado uma das potências do esporte na atualidade, já que os brasileiros ganharam os principais campeonatos mundiais em 2011.

Já nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Brasil teve uma boa participação: medalha de bronze com a dupla Juliana e Larissa e de prata com Alison e Emanuel.

Curiosidade:

- O Vôlei de Praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos).