PATROCINADO:

BEM VINDO! Hoje é - 00:00:00

Busca

PATROCINADO:

Dez recordes mundiais conquistados por brasileiros que você provavelmente não sabia


Conquistas brasileiras impressionantes envolvem arte, esporte, tecnologia e gastronomia










Fonte: Amanda Lima | Maira Manesco - Race Comunicação



O Livro dos Recordes, publicado pela Guinness World Records, é uma das grandes fontes de curiosidades para pessoas de todo o planeta. Entre os recordistas listados pela instituição, há uma série de personalidades e marcas brasileiras que talvez você ainda não conheça. Reunimos os dez principais feitos impressionantes no Brasil que renderam recordes mundiais:

Maior unboxing simultâneo do mundo
A Acqio, maior rede de franquias de pagamentos eletrônicos do mundo, entrou recentemente para a lista do Guinness. A conquista foi graças à estratégia de marketing da empresa para o lançamento do Cartão Pré-pago Acqio, solução para pequenos e médios empreendedores. O produto obteve o maior número de unboxings simultâneos do mundo – foi aberto ao mesmo tempo por 614 pessoas. O título pertencia, até então, à empresa OnePlus India, fabricante de smartphones – em novembro de 2018, a empresa realizou o unboxing simultâneo de um de seus modelos para 559 pessoas.

Maior roda de samba do mundo
Em 2017, a Antarctica foi responsável por organizar a maior roda de samba do mundo, com a participação de 260 pessoas, entre elas cantores e instrumentistas de renomadas escolas de samba, como Mangueira e Portela. O momento do recorde contou com a execução de sambas-enredos históricos como “Aquarela Brasileira”, da Império Serrano em 1964, e “É Hoje”, composição feita para a União da Ilha em 1982. Para bater o recorde, era necessária uma duração mínima de 15 minutos e que os participantes estivessem em volta de uma mesa.

Maior ovo de Páscoa do mundo
O município de Pomerode, em Santa Catarina, ganhou notoriedade este ano ao receber o maior ovo de Páscoa decorado do mundo. São 15 metros de altura e três toneladas de uma estrutura gigante inspirada no trabalho da artista plástica Silvana Pujol, nascida em Pomerode. O título foi conquistado em abril deste ano durante a 11ª Osterfest, festa anual tipicamente alemã. O responsável pela obra é João Siqueira, especialista em alegorias carnavalescas.

Maior escultura de chocolate
A Casa do Chocolate, em Uberaba, Minas Gerais, pesa 10.488 km e tem 15 m². Nela, todos os itens, desde a fachada até objetos domésticos, são feitos de chocolate. Quem assina a obra é a confeitaria brasileira de mesmo nome. Trata-se de uma homenagem à companhia e ao escritor Chico Xavier, que viveu em Uberaba por muitos anos. O chocolatier responsável é o chef Alex Bishop, que quebrou o recorde de três anos da chinesa Aficion Chocolate.

Jogador que mais venceu Copas do Mundo da FIFA
Recorde clássico para um jogador clássico: Pelé é o maior vencedor em Copas do Mundo da Fifa: esteve em três dos cinco títulos conquistados pelo Brasil (1958, 1962 e 1970). Além disso, o jogador também figura no Guinness por outros motivos: é o jogador mais jovem a disputar uma final da Copa do Mundo (17 anos e 249 dias) e a fazer um gol na competição (17 anos e 239 dias).

Maior onda surfada por uma mulher
A surfista brasileira Maya Gabeira recebeu em janeiro de 2018 o prêmio da World Surf League (WSL) de maior onda XXL surfada por uma mulher. A façanha rendeu ainda a entrada da atleta para o Livro dos Recordes. O feito foi realizado na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, em uma onda de 20,72 metros. O clima foi de superação: em 2013, a surfista havia sofrido um acidente na mesma cidade, em que ficou inconsciente e quase se afogou.

Maior percurso de stand-up paddleboard (SUP) realizado em uma onda de maré fluvial por uma dupla de humano e cachorro
O carioca Ivan Moreira e seu labrador Bono são uma dupla inseparável e passaram a treinar regularmente na modalidade stand-up paddleboard (SUP). A dupla ficou conhecida no Brasil após vencer a competição “Surf Dog Competition”, em 2014. Para conquistar o recorde de maior percurso realizado em SUP por um homem e um cachorro, eles precisavam estar em pé durante todo o trajeto, o que é incomum na extensão de rio escolhida para a tentativa de recorde. Os dois percorreram mais de 1,6 km no Rio Mearim, em Ariri, no Maranhão.

Maior grafite do mundo
Há três anos, durante as Olimpíadas do Rio, a obra “Etnias”, de Eduardo Kobra, conquistou o recorde de maior painel do mundo. A obra, de 15 metros de altura e 170 de comprimento, traz cinco rostos indígenas de cinco continentes diferentes. No ano passado, o artista e seus parceiros superaram o próprio recorde em um trabalho realizado na fachada do complexo fabril da Cacau Show, na Rodovia Castello Branco, no município de Itapevi, em São Paulo. A arte é inspirada em uma fotografia de Lailson Santos, contida no livro “O Cacau É Show”, de Alexandre Costa, presidente e fundador da marca.

Maior revista em quadrinhos do mundo
O recorde de maior livro de história em quadrinhos do mundo foi batido pela Turma da Mônica durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto do ano passado. A edição gigante da revista é composta por 18 páginas, com 69,9 cm de largura e 99,8 cm de altura, e compila seis histórias em quadrinhos da Turma da Mônica publicadas no tamanho regular em 2009, em comemoração aos 50 anos da Maurício de Sousa Produções.

Maior canal de ciência e tecnologia na Língua Portuguesa
Ao atingir a marca de 10 milhões de inscritos no YouTube, o canal brasileiro Manual do Mundo, criado por Mariana Fulfaro e Iberê Thenório, foi reconhecido pelo Guinness World Records como canal do YouTube de ciência e tecnologia com o maior número de inscritos. O certificado foi entregue no ano passado, em um evento em comemoração aos 10 anos e aos 10 milhões de inscritos do canal. O título de maior canal do YouTube é, atualmente, do canal sueco de comédia e games PewDiePie.




PATROCINADO: