PATROCINADO:

BEM VINDO! Hoje é - 00:00:00

Busca

PATROCINADO:

Plenária Municipal do Parlamento Jovem lotou a Câmara de Olaria


O objetivo do projeto é auxiliar e estimular a formação política dos alunos para a pratica da cidadania










Fonte: Da Redação



Na última sexta-feira, dia 28 de junho, a Câmara Municipal de Olaria recebeu alunos, professores e servidores da Escola Estadual Joaquim Alves de Carvalho para a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas.
O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros oferecendo aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal, que tem como objetivos: Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento; Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal; Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões; Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
Em Olaria, o Programa é desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Escola Estadual Joaquim Alves de Carvalho, da qual foram escolhidos 12 alunos, que vem hoje discutir e priorizar as propostas, escolhendo aquela que partirá para a Etapa Regional.
O evento contou com a participação de todos os alunos da Escola Estadual Joaquim Alves de Carvalho, porém, fazem parte do Parlamento Jovem, os alunos: Andrielly Oliveira da Gama Silva; Fabrício Natan da Silva Gomes; Felipe Augusto Silva dos Santos; Gustavo Henrique Souza e Paula; Jéssica de Fátima Campos Silva; Jéssica de Freitas Silva; Layan Leonardo Assis Freitas; Maria Fernanda Rezende de Moura; Marielle Letícia do Carmo Oliveira Jesus; Pedro Henrique Gulart Faria; Tainara Aparecida Quelis da Silva; Zélia Helena Oranides de Paiva. Também estava presente a Coordenadora do Parlamento Jovem em Olaria, servidora Juliana Rezende de Moura, que auxiliou nos trabalhos da Plenária Municipal.
A Presidente da Câmara, Ivânia Aparecida de Oliveira Lima, em seu discurso de boas-vindas, ressaltou a importância de se respeitar a opinião de todos e citou a parábola do prego: “Uma bela igreja foi construída e as pessoas vinham de todas as partes para admirá-la. Passavam horas admirando a beleza da obra! Lá em cima, no telhado, um pequeno prego à tudo assistia. E ouvia as pessoas elogiando todas as partes da encantadora estrutura – exceto ele (o prego)! Sequer sabiam que estava lá, e ele começou a ficar triste e desapontado.
- Se sou tão insignificante, ninguém sentirá minha falta! Então o prego desistiu de sua vida, deixou de fazer seu trabalho e aos poucos foi deslizando até cair ao chão. Certa noite choveu muito. E onde faltava aquele prego, o telhado começou a ceder, separando as telhas; A água escorreu pelas paredes, murais; O gesso começou a cair, o tapete e o altar estavam cheios de água. Tudo isto porque um pequeno prego, pensou que era insignificante e desistiu de seu trabalho!
Mas ele estava errado…Todos somos importantes na obra de Deus.
Cada um de nós tem seu valor.” Encerrando sua fala, Ivânia, já demonstrou o desejo de continuidade do projeto para o ano de 2020.
Em breve, no mês de outubro, os alunos se reunirão novamente para o encerramento do Programa Parlamento Jovem do ano de 2019, na Câmara Municipal de Olaria.




PATROCINADO: