PATROCINADO:

BEM VINDO! Hoje é - 00:00:00

Busca

PATROCINADO:

Congadas 2019 em Jesuânia


Tradição, cultura e religiosidade marcaram mais um ano de festa


Terno Moçambique Mirin de Jesuânia

Terno São Pedro de Jesuânia



desfile do reinado 2019 pela cidade

Fonte: Jornal Panorama



A tradicional festa das congadas de Jesuânia aconteceu entre os dias 28 de junho a 8 de julho de 2019, com uma programação cultural e folclórica. Durante todos os dias aconteceu uma vasta programação religiosa e diversas programações festivas, além do movimento de barracas, com uma grande praça de alimentação.
A programação festiva contou com os shows de Bravana, Tuta Guedes, Luiz Claudio e Pazelli, Banda São Paulo Banda Show, show de Alessandro e Jacqueline, grande sucesso de Talis e Welinton, banda Master e Identidade Nacional, grupos emoções da cidade de Três Corações.
A comissão organizadora contou com as famílias da corte real 2019, composto pela rainha Maria Fernanda, rei Demétrio, príncipe Osmar e princesa Amanda, que juntos trabalharam para o sucesso da Tradicional Festa das Congadas 2019 junto à secretaria municipal de esporte, cultura, lazer e turismo, comissão congadas e congadeiros.
Durante todos os dias os ternos de congadas do município desfilaram e contemplaram Nossa Senhora do Rosário. Os ternos foram, terno São Benedito com o capitão Sebastião Anacleto, terno União do Rosário com o capitão Erick, terno São Cosme e Damião, terno São Pedro com o capitão Marcos Nogueira.
O domingo dia 7 de julho, foi um dia muito emocionante na festa das congadas, neste dia a cidade recebeu os ternos das cidades convidadas para participar, durante a manhã eles se apresentaram pelas ruas da cidade, na hora do almoço puderam apreciar uma deliciosa refeição servida pela comissão organizadora e corte real, com direito a sobremesa, uma alimentação que foi oferecida para mais de 2 mil pessoas, com muito carinho e atenção pela equipe.
A coroação do reinado 2020 foi feito após a saudação dos ternos ao reinado 2019 em frente à Igreja Matriz, na praça Bom Jesus, em seguida o desfile do reinado pelas ruas da cidade acompanhado dos ternos encantou e animou o público na tarde de domingo.
No desfile com a corte esteve presente os ternos: Moçambique de Santa Efigênia – Nossa Senhora do Rosário da cidade de Ipuíuna com o capitão Vanderlei, Santa Rita de Cássia da cidade de Monsenhor Paulo com o capitão Valdeci, terno de congada são Cosme e Damião da cidade de Jesuânia, terno Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e Nossa Senhora dos Anjos , terno da Ana Gatinha da cidade de Cambuquira, Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito do capitão Sr. Ismael da cidade de Caxambu, Terno Nossa Senhora do Rosário da cidade de Conceição do Rio Verde, Congada São Benedito da cidade de Silvianópolis, Irmandade São Benedito de Conceição do Rio Verde, Terno Nossa Senhora do Rosário da cidade de Heliodora, União da Chácara das Rosas da cidade de Conceição do Rio Verde, Terno São Pedro da cidade de Jesuânia, Terno São Benedito da cidade de Careaçu, Terno São Vicente de Paula, terno astro reis da cidade de Lambari que também prestigiou com o Grupo Maracatu Baque das Águas, Grupo Folclore Moçambique São Benedito de Lorena-SP, Grupo Afro Black da cidade de Pedralva.
O desfile encerrou na praça do rosário para a coroação 2020, estiveram presentes na cerimônia o prefeito municipal Laércio, a câmara municipal representada pelos vereadores, vice-presidente da câmara municipal Alessandro, Juliano, Nelson Domingos, Cida, Janete e Dario, secretário de cultura Flávio, comissão congadas 2019, corte real 2019 e familiares, capitães de ternos e congadeiros.
E ainda na solenidade de coroação esteve presente o prefeito de Conceição do Rio Verde Pedro da Ju, congadeiro que participou do evento com os ternos de congadas do município, e o Prefeito Fabrício da cidade de Cambuquira também esteve presente.
O locutor Adriano solicitou ao General das Congadas Agnaldo que fizesse uma oração para os presentes e pediu a benção dos congadeiros ausentes a todos, “este ano temos em nossa festa das congadas um ponto muito interessante, nossa princesa do reinado 2019 é de uma religião evangélica, por isso gostaria de reafirmar que a congada não é da igreja católica e sim do amor, tradição, respeito, da humanidade, e tenho certeza que cada um que aqui está sabe da importância da tradição para a cidade de Jesuânia, uma cultura iniciada pelos congadeiros que já se foram, que suas almas brilhem no céu iluminando a todos e também todos os santos, São Pedro, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, onde veneramos apenas o senhor Jesus”, finalizou o general Agnaldo.
Em seguida o secretário de cultura Flávio Sorriso fez uso da palavra “ foi um ano muito difícil em minha vida com grandes perdas, primeiro gostaria de agradecer ao prefeito Laércio, com total apoio e confiança, tentei fazer o meu melhor, muitas coisas não gostaria que acontecesse, vamos levar como aprendizado para as próximas festas, pra mim é um grande orgulho ser jesuanense, agradeço a todos os meus companheiros, o mérito da festa não é meu nem da comissão e sim de todos que ajudaram direta ou indiretamente para a realização, só tenho que agradecer é uma noite de muito orgulho, o que me foi pedido acho que cumpriu, batemos recorde de público, gostaria de lembrar do nosso saudoso Zé do lanche que tanto fez e que deve ser lembrado, agradeço o povo de Jesuânia pelo apoio , polícia militar, barraqueiros, a todos meu muito obrigada”, finalizou o secretário Flávio.
Representando a comissão organizadora corte real 2019, Ana Paula agradeceu “Boa noite, salve rainha, sonho que se sonha juntos se torna realidade, tenho certeza que fomos agraciados, todavia este evento são frutos de muitos anônimos que ajudaram para que essa festa fosse um sucesso, agradecemos a todos os funcionários da prefeitura na pessoa do prefeito Laércio, a nossa gratidão a todos que nos ajudaram direta ou indiretamente, a congada traz consigo a fé, religiosidade, cultura e a união , união de todos que aqui passaram, nossa eterna admiração a todos que se foram, iniciamos como uma comissão organizadora e terminamos como uma grande família”, finalizou Ana Paula.
O querido capitão do terno de congadas de Jesuânia Tião Grilo, também deixou uma mensagem a todos, “agradeço a Deus pelo dom da vida, pela minha saúde e por proporcionar momentos de grande alegria e satisfação. Agradeço a todos os integrantes do terno são benedito pela dedicação, compromisso e amor durante anos abrilhantando a nossa tradicional festa das congadas, a eles minha eterna gratidão, somos uma irmandade. Aos congadeiros falecidos, em especial Sr. Belarmino,Luciano Machado, Bento Vitor e José Canário que nos deixou há algum tempo, e a meu sogro Geraldo Carrinho, o nosso eterno general das congadas. Agradeço também ao prefeito Laércio, reverendíssimo padre Bruno, câmara dos vereadores, comissão das congadas, rei e rainha, príncipe e princesa, Flavinho, todos os capitães dos ternos locais e visitantes, barraqueiros, polícia militar, cozinheiras, a todos os jesuanenses e visitantes, que Nossa Senhora do rosário os cubra com o seu manto sagrado”, finalizou o capitão.
Representando a Câmara Municipal de vereadores, o vice-presidente Alessandro comentou “Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, Nossa Senhora, barraqueiros, polícia militar, parabenizar as mães do reinado 2019, acompanhamos o trabalho e agora estamos um o resultado, não podemos deixar jamais acabaram, gostaríamos de lembrar das pessoas que fazem falta pra nós, o Sr. José Belarmino, o Zé do Lanche, o Luquinha irmão do príncipe, agradecer a Deus por tudo e pelas pessoas que vieram de outras cidades, agradecer também a Câmara Municipal, pois estamos fazendo um belo trabalho em parceria com a prefeitura municipal, estamos juntos e vamos trabalhar sempre”, menciona o vereador Alessandro.
E ainda antes da coroação do reinado 2020, o prefeito Laércio proferiu algumas palavras de agradecimento “Saúdo rei, rainha, príncipe, princesa de 2019, cumprimento a todos, destaco a grande contribuição da câmara municipal, agradeço os ternos participantes e parabenizo os ternos de congadas de Jesuânia, a festa tão tradicional que teve início a mais de 100 anos, temos que lembrar de pessoas que fizeram a história das congadas, quero homenagear a todos que contribuíram para esta festa, destacar os ex-prefeitos que também já contribuíram tanto para esse sucesso, Tio Mauro, José Américo, José Donizete, Torinho, Paulo Neco, eu hoje não sou Laércio, e sim filho do José Américo, desejo que todos tenham uma festa com muita alegria”, finaliza o prefeito Laércio.
Em seguida foi realizada a coroação do reinado 2020, a princesa 2020 Ana Beatriz Mendonça Lopes, foi coroada pela capitã Dona Maria Helena do grupo afro Black da cidade de Pedralva, o príncipe 2020 Luís Gustavo do Carmo de Almeida foi coroado pelo capitão Tião Grilo do terno de congadas São Benedito de Jesuânia, a rainha 2020 Ana Clara de Almeida Silva foi coroada pela primeira-dama Andréia e o rei 2020 Tarik Leonardo da Silva Alves, foi coroado pelo prefeito municipal Laércio.
E a noite foi finalizada com o show de Banda Master, fechando com chave de ouro a programação da Festa das Congadas 2019.




PATROCINADO: