PATROCINADO:

BEM VINDO! Hoje é - 00:00:00

Busca

PATROCINADO:

Escola do Legislativo ‘Professor Luiz Cláudio Ribeiro de Carvalho’ promove curso de primeiros socorros


A busca pelo conhecimento e capacitação são pontos principais dos cursos administrados










Fonte: Informações e fotos: Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde



Entre os dias 3, 9 e 10 de julho, a Escola do Legislativo “Professor Luiz Cláudio Ribeiro de Carvalho”, de Conceição do Rio Verde, promoveu o “Curso de Primeiros Socorros - Capacitação em atendimento de Urgência e Emergência".
Os cursos ministrados pela Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde e a Escola do Legislativo ‘Professor Luiz Cláudio Ribeiro de Carvalho’ possibilitam para os conceiçoenses conhecimento e capacitação. As inscrições foram disponíveis aos moradores e diversos cidadãos realizaram o cadastro.
As aulas foram divididas em módulos e os presentes puderam adquirir conhecimentos que levarão para a vida e colocarão em prática, se assim necessário.
O curso foi finalizado na quarta-feira, dia 10 de julho, com o aprendizado do III Módulo do "Curso de Primeiros Socorros”, com aulas práticas em técnica de Imobilização e Avaliação do trauma e RCP (reanimação cardiopulmonar). E contou com a presença da Presidente da Câmara Elizabete, Vereador João Reis, Secretários, funcionários públicos e sociedade civil.
O curso foi ministrado pelo Professor Mestre em Enfermagem, Edson Roberto Muniz, que realizou de forma didática e prática o ensino. Entre as abordagens foi questionado sobre o que são Primeiros Socorros. “São cuidados que devem ser aplicados rapidamente com o objetivo de manter a pessoa viva, até a chegada do atendimento especializado. Os minutos logo após o acidente/colapso são decisivos para a sobrevivência e podem evitar sequelas quando realizados corretamente”, revelou o professor.
Ainda diante o curso foi repassado aos presentes a definição de: Emergência: risco de morte iminente, exigindo tratamento imediato. Afetam as funções vitais: respiração, contratilidade cardíaca, nível de consciência e funcionamento renal; e Urgência: agravo com ou sem risco de morte, necessitando de assistência médica imediata.
Além dos conhecimentos sobre os Primeiros Socorros: Procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em risco de morte, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que receba assistência definitiva. “Atendimento temporário e imediato prestado a uma pessoa ferida ou que adoece repentinamente.”, frisou-se.
A importância da capacitação foi revelada durante o curso, ressaltando que “um dos principais motivos de mortes, e danos por vezes irreversíveis é justamente não saber prestar o socorro imediato. São as primeiras horas de extrema importância para garantir a recuperação ou a sobrevida de pessoas feridas ou agravos agudos”, revelaram.
O curso foi de grande importância a todos e possibilitou maiores conhecimentos, além de possibilitar que vidas sejam salvas através do aprendizado adquirido.




PATROCINADO: