EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-04-18 10:39:45

Virgínia celebra a saúde com atendimentos gratuitos

Testes rápidos e consultas dermatológicas foram destaque na ação



A população de Virgínia teve um dia inteiro dedicado a cuidar da saúde. Uma realização da secretaria municipal de Saúde, com o apoio de estudantes de enfermagem da Faculdade de São Lourenço, da Polícia Militar, da Vigilância e dos agentes comunitários, o Dia da Saúde foi realizado no dia 10 de abril no município. A ação aconteceu em celebração ao Dia Mundial da Saúde, ocorrido em 7 de abril.

Na Praça Cônego Monte Raso, enfermeiros realizaram aferição de pressão e distribuição de folhetos educativos. Quem chegava para os atendimentos recebia explicações sobre hipertensão e como controlá-la, a importância de uma boa alimentação e da realização de exercícios físicos.

Já no PSF Risoleta Tolantino Neves, os atendimentos eram voltados a exames para identificar doenças sexualmente transmissíveis e consulta dermatológica. Através de um exame de sangue rápido, com resultado disponível em apenas 10 minutos, os pacientes eram testados para o diagnóstico de sífilis, HIV e hepatite C. E quem se queixasse de qualquer mancha ou alteração na pele, tinha a disposição consulta com dermatologista para o possível diagnóstico precoce de hanseníase ou outras doenças.

À tarde, houve a Blitz Educativa no Centro da cidade com distribuição de panfletos informativos sobre o Aedes aegypti e como prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito, com o apoio da Polícia Militar. 

As atividades promovidas pela secretaria foram de acordo com a Organização Mundial da Saúde, que criou a data com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde da população. E a adesão da população foi grande: mais de 120 testes rápidos foram realizados e 252 aferições de pressão, comprovando a eficácia da iniciativa.



Fonte: Com informações da secretaria municipal de Saúde de Virgínia

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: