EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-05-08 15:20:39

III Encontro de Fanfarras e Bandas de Wenceslau Braz



O dia 30 de abril foi especial a Wenceslau Braz, com a realização do III Encontro de Fanfarras e Bandas. A fanfarra ‘Alice Veloso Pivato’ iniciou o momento com o hino nacional e do município de Wenceslau Braz. 

Com a presença do prefeito municipal, Geraldo Magela Eloi, do vice-prefeito, João Florêncio da Costa, e da comunidade wenceslauense foi realizado o encontro. Em abertura, a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Silvana Costa, revelou que as fanfaras e bandas musicais escolares ou não, proporcionam, na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal que crianças e adolescentes têm com a música e a prática instrumental. Participar de atividades em grupo é fator primordial na formação individual de crianças e adolescentes, a coletividade proporciona a interação e a troca de conhecimentos e valores que são estímulo ao respeito e à disciplina, valores que são bem explorados nas fanfarras e bandas escolares. 

A música quando aprendida é utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentido associados a configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: pensamento e sentimento. Segundo Dayrel, a “música como linguagem não é algo apenas para quem busca formação profissional, não depende de talento ou dom e está ao alcance de todos”.

A secretária Silvana Costa revelou sua emoção com o encontro e desejou a todos os participantes “a graça de conseguir técnica aprimorada em seus instrumentos, a fim de que possam exteriorizar seus sentimentos através dos sons”. 

O III Encontro de Fanfarras e bandas de Wenceslau Braz contou com a presença da Banda Musical José Bueno de Lima, de Caldas; Banda Lyra João Paulo II, de Bom Repouso; Banda Marcial Irmão Paulo, da Campanha; Banda Marcial João Batista de Moraes, de Santa Rita de Caldas; Fanfarra Municipal Alice Veloso Pivato, de Wenceslau Braz, Fanfarra Pedro Silveira Duca, de Palmeral e a Banda Ritmo Total, da E. E. Sinhá Moreira, de Santa Rita do Sapucaí. 

Todas as bandas e fanfarras receberam da administração municipal um troféu, que foi entregue a cada maestro. O encontro foi muito especial a todos, principalmente aos wenceslauenses que se admiraram com as apresentações. 

Ao final, a secretária Silvana Costa agradeceu a todos os participantes e aos envolvidos com o encontro que se dedicaram para que o evento fosse realizado com êxito. 

O III Encontro de Fanfarras e Bandas de Wenceslau Braz foi especial em todos os momentos, revelando talentos através da música, além de emocionar a todos através dos sons.



Fonte: Jornal Panorama

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: