EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-05-17 09:11:12

Festa do Marmelo celebra principal produto da cidade

Fruta que dá nome a cidade foi a grande atração da primeira edição da festa



O marmeleiro é uma planta típica de climas temperados e bastante exigente em tratos culturais. Com sua origem na Pérsia, tem como fruto o marmelo, e chegou ao Brasil em 1532. Em 1914, as primeiras mudas chegaram à região até então conhecida como Queimada, e se adaptaram facilmente ao clima e ao solo. Fábricas foram construídas para transformar a fruta em “massa”. A importância para a região é tão grande que o marmelo dá nome a um pequeno município do interior mineiro: Marmelópolis.
Com o tempo, a produção da fruta diminuiu drasticamente na cidade e atualmente, é mínima e vendida a preços irrisórios. Mas nem as adversidades impedem Marmelópolis de celebrar o produto, tão importante para sua história. Para isso foi realizada, entre os dias 5 e 7 de maio, a primeira edição da Festa do Marmelo.

Barracas com comidas típicas e artesanato fizeram sucesso na festa. Stands de expositores da própria Marmelópolis e de cidades da região, como Itajubá e Delfim Moreira, eram visitados pelo público. Além de serem vendidos os produtos feitos da fruta, como licores, cachaças e compotas, a marmelada e a sopa de marmelo eram servidos para degustação de quem quisesse experimentar essa iguaria. Painéis também contavam a história da Marmelópolis através de fotos antigas, mostrando a religiosidade da cidade, a época de ouro da produção do marmelo e os principais pontos turísticos do município.

E como não há festa sem música, a população e os visitantes puderam aproveitar para valer a comemoração. Na sexta-feira, 5 de maio, quem abriu o fim de semana de festa foram os músicos da Roda de Violeiros, seguidos da dupla Talles Rigotti e Alex. No sábado, a grande atração foi o show com As Galvão, que relembrou grandes sucessos e uniu diferentes gerações para cantar a boa música sertaneja de raiz. Mary e Marilene Galvão levantaram a plateia e conquistaram todos com sua energia e jovialidade. Em seguida, a dupla João Pedro e Fabiano encerraram a noite. No domingo, 7, apresentações regionais encerraram a festa, marcada pela receptividade e alegria do povo marmelopolense. 

O prefeito Camilo Alberto Ribeiro da Silva falou da importância de celebrar o marmelo. “É a primeira vez que temos uma festa dedicada ao marmelo, fruta tão importante para nossa história. E nossa intenção é resgatar essa cultura, enaltecendo o marmelo e nossas raízes”, afirmou.



Fonte: Com informações da Prefeitura Municipal de Marmelópolis

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: