EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-05-19 13:41:13

Escola do Legislativo de Conceição do Rio Verde possui atividades do exercício 2017



A Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde viveu uma noite histórica no dia 17 de maio durante a aula inaugural da Escola do Legislativo. O plenário foi montado com equipamentos modernos como projetor digital, com transmissão ao vivo e com a presença de 30 pessoas, entre eles o presidente e vereador Ricardo Alves Carneiro, o presidente do Conselho da Escola, vereador João Reis da Silva, os vereadores José Roberto Ribeiro Pereira e Elisabete Cristina da Silva, servidores da Casa, servidores do Executivo, professores e convidados. Além de ser um instrumento que vai permitir a formação continuada de servidores do Legislativo e Executivo, a escola vai promover a educação cidadã e viabilizar a participação dos moradores em cursos de formação que pretendem ajudar a conseguir espaço no mercado de trabalho, ampliar a participação política e o exercício pleno da cidadania. Palestras, cursos e cursos relâmpagos de temas relevantes estão pré-agendados. 

A Escola do Legislativo desponta como um instrumento essencial no processo de recuperação da imagem do Poder Legislativo, melhorando a relação entre o público e a Casa de Leis. Quem participou da aula inaugural pode aprender com Prof. Dr. Cláudio Antônio de Souza, procurador jurídico da Câmara Municipal, diretor/coordenador da Escola do Legislativo, que a Escola é um elo entre a população, os vereadores e uma forma consciente de convivência cidadã. Prof. Dr. Cláudio falou sobre importância de a Escola do Legislativo ampliar os mecanismos de participação popular na elaboração e discussão de leis, além de promover a transparência nas ações do Legislativo e na relação com Executivo e a sociedade. 

A palestra sobre os cinco anos da Lei de Acesso a Informação, lei que permite ao cidadão solicitar informações a todos os órgãos públicos, abordou a adequação do município para a efetiva atualização do Portal da Transparência, de forma a garantir a prestação de contas à sociedade sobre receitas, despesas e licitações, entre outros aspectos da administração municipal. Foi de grande relevância e oportuna, fazendo que os participantes questionassem e debatessem sobre o assunto. 

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo, a instalação da Escola do Legislativo é uma conquista histórica para o município. Ele lembrou que a Escola foi instalada na legislatura 2013/2016 e agora amplia suas as atividades nessa legislatura 2017/2020 com a coordenação e direção do Prof. Cláudio. 

O presidente agradeceu o empenho do diretor, e firma o apoio a todas as atividades. “Hoje a casa do povo está abrindo as portas da qualificação para o povo. Tivemos uma Palestra super rica em formação. Às vezes, a população não tem a dimensão da real importância do seu direito e hoje nós tivemos a possibilidade de redescobrir essa importância. Nós vamos trabalhar muito para que a Escola do Legislativo ofereça vários cursos à nossa população em diversas áreas”, comemorou o presidente. “O acesso à informação gera democracia”.



Fonte: Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: