EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-06-02 15:06:44

VIII Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa

Uma festa tradicional que reuniu visitantes em Alagoa para se deliciar com o mais famoso queijo do Brasil



Mais uma vez, o momento que marca Alagoa chegou. O Festival do Queijo e do Azeite, que neste ano chegou a sua 8ª edição, teve momentos inesquecíveis e uma programação especial.

O evento foi realizado entre os dias 24 e 28 de maio e mais uma vez superou expectativas, possibilitando conquistas e alegrias, um encontro de alagoenses e entretenimento aos moradores. O festival também é especial para os admiradores desse inigualável sabor, e o queijo Alagoa atraiu visitantes de municípios da região.

No Centro de Eventos, a festividade ganhou um retoque especial, valorizando ainda mais o evento em um ambiente aconchegante e bem estruturado. O já famoso e tradicional Festival do Queijo e do Azeite teve uma programação especial e no espaço da festa estiveram expostos alguns produtos locais e da região, além de degustação e venda de diversos tipos de queijos.

A abertura da festa, no dia 24, contou com desfile do Rei do Queijo e Rainha do Azeite e muita música boa com som mecânico. 

No dia 25, teve a abertura da Exposição de Artesanatos (ATAM) e uma proveitosa palestra com o tema “Boas práticas de fabricação de Queijo”, passando a todos conhecimento e possibilidade da fabricação de um produto de qualidade.
Já no dia 26 teve Feira dos Produtores Rurais, mais uma palestra, dessa vez com o tema “A importância do azeite de Alagoa”, e um animado show com a cantora Wanessa Martins.

No sábado, a programação teve início com a continuação da Feira dos Produtores Rurais seguido pela Rota do Sabor, no qual alunos do curso de Geografia Agrária da Universidade Federal de São João Del-Rei fizeram um passeio pelas fazendas produtoras do queijo Alagoa e de azeite, conhecendo de perto os processos de fabricação e também as belas paisagens do município.

No início da noite aconteceu o 4º concurso “O melhor Queijo de Alagoa”, que nesse ano teve a participação de vinte produtores disputando o título de melhor queijo do município. 

Compondo o júri esteve presente o biólogo e técnico da EMBRAPA, Eder Sebastião dos Reis, da cidade de Juiz de Fora; Luciana, também da EMBRAPA de Juiz de Fora; o Engenheiro Agrônomo e técnico da EMBRAPA Fábio Homero Diniz, de Juiz de Fora; o chefe de cozinha Rafa Bocaina, da cidade de Silveiras (SP); o tecnólogo de alimentos do IF Sul de Minas, Adriano Alvarenga Gaio, da cidade de Carmo de Minas, e o engenheiro civil e prefeito de Itamonte, Alexandre Augusto Moreira Santos.  
Os jurados tiveram a difícil escolha de avaliar os vinte queijos participantes dessa edição do concurso. Os queijos, um a um, passaram pelas mãos dos jurados que avaliaram cinco quesitos: paladar, olfato, consistência, textura, cor e apresentação.

E diante desta difícil escolha, foram eleitos: em 5º lugar ficou o queijo de Márcio Martins de Barros; em 4º lugar, o queijo de Adeoclécio Fonseca da Silva; em 3º lugar, o queijo de Jordino Miguel Ferreira; em 2º lugar, o queijo de Rogério Silveira da Silva, e em 1º lugar, o queijo de Francisco Antônio de Barros Júnior. 

Diante oportunidade, as autoridades presentes revelaram a importância da valorização do trabalho dos agricultores e produtores rurais, destacando ainda o valor e fama do queijo de Alagoa. Logo após teve um animado show com a dupla Vanessa e Wilsney, que fizeram a alegria dos presentes com um animado show e um repertório repletos de sucessos do sertanejo.

No último dia de festa teve o VII Encontro de Bandas, que reuniu muita cultura e tradição nas melodias entoadas dos instrumentos dos participantes, que vindos de diversas cidades, presenciaram e animaram esse grandioso e especial encontro.

Logo após aconteceu a Mostra Gastronômica, fechando em grande estilo mais uma edição dessa bela festa que a cada ano encanta os alagoenses e visitantes que já aguardam a próxima edição da festa. 



Fonte: Jornal Panorama

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: