EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-06-02 15:14:00

Prefeita Célia Cavalcante revela sobre os primeiros meses de seu governo



São Lourenço tem à frente de sua administração a prefeita Célia Cavalcante, a primeira mulher eleita para comandar o Poder Executivo municipal.  Foram expressivas as ações deste novo governo que há cinco meses realiza um trabalho em prol ao desenvolvimento e fortalecimento do município.

Todos os setores que integram a administração municipal foram revelados e a prefeita Célia Cavalcante conta o que tem realizado em cada setor. Os desafios, as metas e conquistas foram citados pela prefeita, que também revela sobre os planos junto a sua equipe administrativa.

Esses e outros assuntos estão relacionados na entrevista que a prefeita concedeu ao Jornal Panorama. Confira:

Jornal Panorama - Qual a maior dificuldade que a senhora teve que enfrentar com a transição de governo?
Prefeita Célia Cavalcante - Como todo prefeito eleito, encontrei inúmeros desafios, em todos os setores. Nos primeiros meses, eu e minha equipe trabalhamos arduamente para colocar a “casa em ordem”.  Deparamos-nos com vários problemas que recebemos de herança da administração anterior, e problemas muito graves, como a Unidade de Pronto Atendimento que foi inaugurada sem ser finalizada; o Projeto Olho Vivo que não foi implantado e a Estação de Tratamento de Esgoto que também não foi finalizada. São projetos de grande importância para nosso município, que já era para estarem funcionando e que estão paralisados, precisando da minha atenção agora.

JP - Após os primeiros meses, o que pode nos informar sobre sua gestão? Desafios, metas, conquistas.
Prefeita Célia Cavalcante - Os assuntos relacionados à saúde, planejamento, educação, limpeza urbana e infraestrutura foram os primeiros temas a serem tratados como urgentes. No que diz respeito à Saúde, havia uma demanda reprimida de pedidos de exames médicos desde 2015, ou seja, com pedidos parados há dois anos. A equipe atual está colocando em dia todos os exames. Alguns médicos e enfermeiras concursados já tomaram posse nas Unidades Básicas de Saúde, e a rotina de atendimento está se regularizando. Enfrentamos agora o desafio de conseguir do governo estadual o repasse em atraso para reabrirmos o Centro Viva Vida. Infelizmente, enquanto esse repasse não for enviado, a prefeitura não tem como manter o atendimento para as cidades vizinhas.  Entretanto, a população de São Lourenço está sendo atendida normalmente na policlínica.

A secretaria de Esporte e Lazer foi desvinculada da secretaria de Turismo com o objetivo de valorizar a produtividade de uma secretaria voltada para este tema. Desde o início do ano, a secretaria já realizou a primeira e segunda etapa do Festival de Areia com participação de vários times de futebol, duplas de vôlei, handebol, peteca, entre outros. Além disso, realizou também o Sacode a Praça nas comemorações do dia 01 de abril. O calendário de eventos está repleto de novidades para o ano todo. Outra secretaria que foi criada foi a de Indústria e Comércio, que vai cuidar da valorização do nosso comércio local. A secretaria está trabalhando para esse resgate, fazendo parcerias com a microrregião, buscando inovação e crescimento.

No quesito social, a prefeitura está reestruturando toda a secretaria de Desenvolvimento Social para que o trabalho possa fluir com mais eficácia. Foram feitas parcerias com o Educandário Santa Cecília e realizada a transferência da Casa do Brincar para o Educandário, com mais conforto e segurança; e com a Casa dos Meninos para a implantação do Serviço de Convivência através de oficinas. Outra medida importante foi a ativação do serviço de abordagem social e atendimento aos moradores de rua no antigo albergue e também o levantamento das famílias inscritas no Programa Bolsa Família que não estão cumprindo com as condições para recebimento do recurso. Transferimos uma das sedes do CRAS (Centro de Referência e Apoio Social), que funcionava em um local sem acessibilidade para um local melhor, que atende os requisitos exigidos pela lei.

Sobre a Infraestrutura e Obras, um relatório parcial informa que até momento mais de 80 ruas receberam manutenção e calçamento, sendo que esta ação de nivelamento continua diariamente. Quanto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço, a principal mudança foi a troca da empresa prestadora de serviço de coleta de lixo, varrição e capina, devido ao descumprimento e inconformidades encontradas no contrato de parceria. Dessa forma, foi realizada uma contratação em caráter emergencial de duas empresas (Plural e Carri) até que o processo de licitação seja finalizado. As empresas trouxeram maquinário mais eficaz e uma melhor infraestrutura para os trabalhadores, que agora contam com tendas, mesas para alimentação e banheiro químico.

A secretaria de Turismo e Cultura iniciou o calendário de eventos com um carnaval diferente, como há muito tempo não se via em São Lourenço. Voltado para a família, valorizando o comércio local, trazendo as pessoas para as ruas da cidade. O resultado foi extremamente positivo. No dia 01 de abril a prefeitura convidou a Aeronáutica para o desfile cívico, na presença do Brigadeiro Jayme Ferreira da Escola de Especialista e Aeronáutica de Guarantiguetá, e sua tropa. Para comemorar os 90 anos de São Lourenço, foram feitas diversas homenagens, como o Festival Sô Minas, no qual promovemos um fim de semana de shows gratuitos e a exposição “90 anos em 90 histórias”.  Realizamos há pouco tempo o Bike Fest, um grande encontro de motos, e agora está em São Lourenço prestigiando nosso município. Em junho ainda teremos a Comenda Ambiental e a Semanal Cultural. 

Na Educação, estamos reestruturando as escolas, tanto na parte física como pedagógica. A secretaria de Educação está incentivando a prática do Xadrez nas escolas, proporcionando aos alunos maior integração, competitividade, concentração e diversão. Além disso, há um projeto entre as escolas da cidade, em prol da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. O resultado tem sido fantástico e todos estão se empenhando muito. 

JP - O que planeja junto da sua equipe para a administração municipal de São Lourenço?
Prefeita Célia Cavalcante - Ainda temos muito que fazer pela nossa cidade. Minha equipe está empenhada em promover o bem-estar social, turismo, educação, saúde, sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente. Trabalhamos em sintonia para que tudo funcione corretamente. As nossas ações são voltadas para a população, pensando em deixar uma cidade melhor, mais organizada, valorizada, do jeito que São Lourenço merece. Assim deve continuar até o final do meu governo.

JP - Deixe uma palavra aos são-lourencianos.
Prefeita Célia Cavalcante - Quero agradecer a todos pela confiança em minha gestão. Por amor a São Lourenço estou aqui e fui escolhida pelo povo. E é por amor que trabalho diariamente. É muito gratificante fazer o bem e recebê-lo em troca. Os desafios estão apenas começando, mas estou aqui para enfrentá-los com muita coragem e dedicação. 



Fonte: Jornal Panorama

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: