EDITORIA: CIDADES


Atualizado em 2017-06-12 15:53:14

II Encontro Mineiro de Vereadores e I Encontro Mineiro de Gestão Pública é realizado em São Lourenço

Vereadores, prefeitos e servidores municipais de diversas cidades de Minas Gerais participaram do evento



Teve início na noite do dia 7 de junho no município de São Lourenço o II Encontro Mineiro de Vereadores e I Encontro Mineiro de Gestão Pública, oportunizando vereadores, gestores e servidores públicos para compreensão de uma administração eficaz e capacitando-os para uma metodologia de políticas públicas, assuntos esses que foram debatidos durante os dias 7 a 9 de junho no Hotel Guanabara em São Lourenço. 

A abertura oficial do evento aconteceu com a composição da mesa de autoridades que foi composta pela prefeita de São Lourenço, Célia Cavalcanti; pelo Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Mauro Flávio Brandão; pelo presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, vereador Agilsander Rodrigues; o coordenador da divisão jurídica da União dos Municípios da Bahia e coordenador do curso de Pós Graduação em Direito Municipal da Universidade Católica, Isaac Newton; ex-presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada; o presidente da AMAG e prefeito de Cruzília, Joaquim José Paranaíba; representando todos os presidentes das câmaras municipais de Minas Gerais o presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Zacarias Abrão; o delegado da 3ª Regional de São Lourenço, Dr. Luciano Belfort; o embaixador da União dos Vereadores do Brasil em Minas Gerais, Paulo Gilson Chopinho, e o Superintendente Regional de Ensino de Caxambu, Fabiano Prado.

Diversos vereadores participaram da abertura, entre eles representantes das câmaras de São Lourenço, Cristina, Soledade de Minas, Dom Viçoso, Turvolândia, Conceição do Rio Verde, São Tomé das Letras, Marmelópolis, Serranos, Wenceslau Braz, Santa Cruz de Minas e diversas cidades mineiras.
Em uso da palavra, a prefeita de São Lourenço, Célia Cavalcanti, fez seus cumprimentos às autoridades e presentes e mencionou a coragem de todos que assumiram cargos públicos onde muitas das vezes são tachados de corruptos. “É nossa responsabilidade mudarmos e mostrar que é possível mudar, é nossa responsabilidade fazer um trabalho bem feito, mostrando que realmente é possível a política trabalhar em benefício do povo”, falou a prefeita Célia. Também citou que sente falta de mais mulheres na política, e que 60% de seu secretariado é formado por mulheres. 
O momento mais esperado da noite foi a palestra do jornalista da Rede Globo Caco Barcellos, que abordou o tema “O verdadeiro valor da vida – Desigualdade!” durante a sua palestra.

Contando com um bom público, o jornalista que possui mais de 40 anos de experiência profissional, também falou sobre o programa que comanda há dez anos, o “Profissão Repórter”. O jornalista expôs vídeos de algumas das coberturas mais perigosas que já promoveu durante a sua carreira e contou histórias que testemunhou durante suas reportagens, dos problemas sociais da população brasileira, principalmente daqueles que vivem em regiões periféricas e não tem as mesmas oportunidades de pessoas da classe alta brasileira.
Durante a sua fala de cerca de duas horas, ele conseguiu prender a atenção dos presentes que acompanhavam a palestra. Ele citou um dado importante de que 60 mil brasileiros morrem por ano vitimados pela violência, bem mais do que na recente Guerra do Iraque, se forem comparados o mesmo período de invasão americana. “São brasileiros matando brasileiros”, lamentou. A informação mais curiosa citada pelo jornalista é a de que a maioria dessas mortes não é provocada por assaltantes, menores ou policiais militares, mas pelo chamado “cidadão de bem”, que sentem-se no direito de tirar uma vida.

Caco Barcellos também falou de sua origem humilde e do começo na profissão de jornalista, após ter largado Engenharia para fazer a faculdade de Comunicação Social. Ele alertou que o conhecimento é a maior arma para vencer a “opressão social”, mas deixou claro que pessoas que nascem em famílias abastadas têm mais possibilidades de se colocar no mercado de trabalho. No final da palestra, o jornalista foi aplaudido de pé pelo público presente no evento. 
Ao fim da solenidade de abertura, teve um delicioso coquetel para todos os presentes, que confraternizaram momentos de descontração e troca de ideias.



Fonte: Jornal Panorama

  Confira mais fotos desta notícia!





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: