EDITORIA: REGIONAL


Atualizado em 2017-06-14 14:48:08

Comissão questiona PPP para exploração de águas do Sul de MG



Governo planeja parceria com a iniciativa privada nas instâncias hidrominerais de Caxambu, Cambuquira e Lambari.

A intenção da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) de estabelecer uma parceria público-privada (PPP) para a exploração das águas minerais de Caxambu, Cambuquira e Lambari, no Sul de Minas, tem gerado polêmica entre os moradores dos municípios afetados.

De um lado, ambientalistas e representantes da sociedade civil temem a ação predatória de empresas interessadas somente no lucro. O governo, por sua vez, alega que a contratação de um sócio privado é essencial para viabilizar o negócio.

O assunto pautou audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico nesta terça-feira (13/6/17), a pedido do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB). A importância da discussão pode ser medida pela presença de todos os vereadores de Caxambu na reunião, que também foram acompanhados por representantes das demais câmaras municipais.

A principal preocupação da população é de que seja seguido o modelo de exploração comercial de São Lourenço. Entidades conservacionistas alegam que a superexploração dos aquíferos por parte da Nestlé, que assumiu as atividades em 1994, teria secado algumas fontes e provocado outros prejuízos ambientais.

Os deputados Antonio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) compartilham essa preocupação. “A proposta do governo é indecente. O governador quer passar para a iniciativa privada toda essa riqueza”, salientou Arantes.

Dalmo sugeriu inclusive a suspensão do edital de licitação, para que o Executivo possa explicar todas dúvidas geradas pela minuta (proposta) de contrato divulgada pela Codemig, que pretende estabelecer uma PPP por 15 anos, prorrogavel por igual período.

Ao abordarem a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos, os deputados Roberto Andrade (PSB), Coronel Piccinini (PSB), Braulio Braz (PTB) e Duarte Bechir (PSD) destacaram a qualidade diferenciada das águas da região e o seu potencial para alavancar o desenvolvimento dos municípios.


Fonte:





Dê sua opinião sobre o assunto:

Compartilhe essa notícia: