Últimas
Jornal Panorama

Não se preserva a memória de um povo sem o registro de sua história!


BEM VINDO! Hoje é - 00:00:00

 AO VIVO | Nossas transmissões ao vivo aparecerão aqui, em breve!

Cidades



Festa do Jubileu do Bom Jesus do Livramento em Liberdade

A Tradicional Festa da Exaltação da Santa Cruz, acontece no Santuário Basílica do Senhor do Bom Jesus do Livramento e atraí milhares de fiéis em Liberdade.



Da Redação: Vanessa Velozo
2019-09-18 14:57:48

Ouça essa notícia:

No dia 14 de setembro aconteceu a tradicional celebração da festa de Exaltação da Santa Cruz, a data é muito significativa para o município de Liberdade, pois é comemorado também o dia do Senhor de Bom Jesus do Livramento, que é o padroeiro da cidade.

A festividade reuniu milhares de fiéis nas celebrações eucarísticas em diversos horários, sendo que às 16:30h, foi uma celebração diferenciada por ter sido uma missa campal, seguida por uma linda procissão luminosa, acompanhados pela belíssima imagem do Senhor do Bom Jesus. O dia ficou marcado na memória de todos que estiveram presentes, pois houve uma manifestação de fé muito grande.

Uma multidão de fiéis aguardou por horas em uma fila na lateral do santuário basílica, para entrar na sala dos milagres e ficarem diante da imagem original do Senhor do Bom Jesus do Livramento. Foi um momento muito especial, onde os devotos puderam expressar a fé e devoção.

O JORNAL PANORAMA entrevistou Padre Ivair Carolino, Pároco e Reitor do Santuário Basílica do Bom Senhor Jesus do Livramento, para nos contar um pouco mais sobre a Tradicional Festa do Jubileu, que é centenária e atrai todos os anos milhões de fiéis para a cidade de Liberdade.

Na entrevista, Padre Ivair revelou que no Santuário Basílica existe uma linda imagem com mais de 300 anos e atrai milhares de romeiros e devotos, e também falou sobre a alegria de estar comemorando o primeiro ano do título de Basílica Menor.

Ainda de acordo com o Pe. Ivair Carolino, “A Igreja Católica é tradicionalmente marcada na história pela organização, as catedrais, onde está o bispo e de onde ele governa a diocese e o pastoreio. E tem o Santuário, que é o lugar de peregrinação, assim como é aqui em Liberdade e que a quase 300 anos atrai muitos romeiros, em 1971 foi sagrado como Santuário local, por Dom Geraldo. Em 2005, o Arcebispo Dom Eurico elevou a Santuário Diocesano. No ano passado, através de Dom Gil, o Santo Padre, Papa Francisco, foi concedido o título de Basílica Menor ao Santuário Bom Jesus do Livramento.

“As diferenças entre as denominações são: Catedral ou Sé é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese. A Matriz é a sede de uma paróquia, o Santuário é lugar de peregrinação, Basílica é um título concedido por Roma, manifestando assim a comunhão plena daquela localidade com a Sé Apostólica em Roma, onde está a sede de Pedro e hoje do nosso Papa Francisco”, evidenciou Padre Ivair.

Padre Ivair Carolino acrescentou fazendo um convite a todos os fiéis para participarem das festividades, que continuam todo o mês de setembro. E quem deseja realizar uma excursão, basta entrar em contato a Basílica Menor.

O Santuário Basílica do Senhor do Bom Jesus do Livramento fica aberto de segunda a segunda, das 8h às 17h, aos domingos tem celebração às 10h da manhã, a missa dos romeiros e à noite, às 19 horas. Quem desejar realizar uma excursão, deve entrar em contato pelo telefone (32) 3293-1275 ou entrar pelo site www.sbjl.com.br.









Participe! Comente!


PATROCINADO



JORNAL PANORAMA



© JORNAL PANORAMA - 1975/2019 - Todos os direitos reservados